Você está em: Meio Ambiente > Sistema de Gestão Ambiental
 Home Empresa Apresentação Acionistas Diretoria e Conselho de Administração Estatuto Social Demonstraçães Financeiras Prêmios Usina Projeto Localização Meio Ambiente Apresentação Licenciamento Ambiental Projeto Básico Ambiental (PBA) Memória Viva Sistema de Gestão Ambiental Social Remanejamento da População Infra-Estrutura para as comunidades Depoimentos Projetos Sociais Desenvolvimento Apoio aos Municípios Pesquisa e Desenvolvimento Apresentação Legislação Temas para Investimento em P&D Projetos Imprensa Últimas Notícias Expediente Banco de Imagens Multimidia Contato Programa de Visitação Endereços e Contatos

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL



Apresentação

O Sistema de gestão Ambiental – SGA implantado na Enercan segundo os requisitos da NBR ISO 14001:2004, é uma ferramenta que permite que a empresa defina e busque continuamente a melhoria contínua, de acordo com os objetivos estabelecidos para condução da questão ambiental.

Num primeiro momento possui o foco no cumprimento integral da legislação aplicável (federal, estadual e municipal), para então estabelecer uma estratégia que auxilia na identificação de oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades geradas pela empresa sobre o meio ambiente e permitam que a empresa busque a sustentabilidade de suas ações.

Assim, o compromisso assumido pela Enercan desde o início da construção da UHE Campos Novos é o de perseguir sempre a melhoria do desempenho ambiental, demonstrando o comprometimento organizacional com o meio ambiente.

Para a implantação do SGA a Enercan contou com o envolvimento de todos os setores/áreas da empresa (Gerência, Administrativo, Operação, Manutenção, Meio Ambiente, projetos sociais e engenharia civil) incluindo também os prestadores de serviços. Os trabalhos de conscientização ambiental foram importantes para motivar os colaboradores a participarem do processo.

Pretende-se aprimorar cada vez mais o desempenho ambiental da empresa, sempre na busca da sustentabilidade socioambiental de longo prazo, com otimização do uso de recursos naturais, minimização da geração de resíduos e sua destinação e re-uso adequados, bem como a redução do uso de substâncias que possam causar poluição ou degradação ambiental.

Após a implantação do sistema, foi implementada a coleta seletiva na usina e, desde então, todos os colaboradores passam por treinamentos internos que visam à conscientização ambiental. Foram verificadas melhorias em todos os setores, onde se pode destacar:

  • Diminuição do volume de resíduos gerados e implementação de programa de gestão dos resíduos sólidos e reciclagem;

  • Substituição de 02 Produtos Químicos Perigosos por Biodegradáveis;

  • Aumento na conscientização ambiental dos colaboradores;

  • Melhorias na estação de tratamento de esgoto;

  • Eliminar o uso de óleo 2 tempos na embarcação utilizada para transporte no reservatório;

  • Coleta e destinação de 100% dos Residuos de informática para reaproveitamento;

  • Abastecimento de 20% da frota (veículos movidos a gasolina) com biocombustível (álcool) em 2010

Em setembro de 2011 a Enercan foi auditada e recomendada pela empresa BSI (British Standard Institution) para receber o certificado ISO 14001:2004, emitido, com acreditação nacional e internacional (UKAS e ANAB).

© Copyright 2011 Enercan - Campos Novos Energia S.A. - Todos os Direitos Reservados