Você está em: P&D > Apresentação
 Home Empresa Apresentação Acionistas Diretoria e Conselho de Administração Estatuto Social Demonstraçães Financeiras Prêmios Usina Projeto Localização Meio Ambiente Apresentação Licenciamento Ambiental Projeto Básico Ambiental (PBA) Memória Viva Sistema de Gestão Ambiental Social Remanejamento da População Infra-Estrutura para as comunidades Depoimentos Projetos Sociais Desenvolvimento Apoio aos Municípios Pesquisa e Desenvolvimento Apresentação Legislação Temas para Investimento em P&D Projetos Imprensa Últimas Notícias Expediente Banco de Imagens Multimidia Contato Programa de Visitação Endereços e Contatos


APRESENTAÇÃO

O Programa de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) para o setor de energia elétrica, executado em conformidade com a Lei 9.991/2000 e sob regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, é uma importante ferramenta utilizada pela ENERCAN para a busca de inovações para a realização das suas atividades, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A ENERCAN está selecionando propostas de projeto para o desenvolvimento de soluções nas áreas de meio ambiente, gestão de bacias e reservatórios, fontes alternativas de energia, eficiência energética, entre outras, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento ENERCAN.

Podem participar do programa instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa (cuja participação é limitada àquelas reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e/ou credenciadas pelo Ministério da Educação), empresas de consultoria e fabricantes de equipamentos para o setor elétrico.

Para participar, as entidades interessadas deverão enviar seus projetos para o email marcus.santana@cscenergia.com.br. É imprescindível que os interessados tomem conhecimento das diretrizes do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento através da leitura do Manual de Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Energia Elétrica - Versão 2012. Os projetos deverão ser enviados necessariamente em dois formatos:

Formato PRJ, cujo formulário está disponível em

  1. Formato PRJ, cujo formulário está disponível em http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=164&idPerfil=6

  2. Formato DOC, contendo os seguintes itens: Descrição do produto (300 caracteres), motivação (1.000 caracteres), originalidade (2.000 caracteres), aplicabilidade (1.000 caracteres), relevância (1.000 caracteres), razoabilidade dos custos (1.000 caracteres) e pesquisas correlatas (1.000 caracteres).

Para maiores esclarecimentos entrar em contato com Marcus Santana através do telefone (48) 3331-0019.

© Copyright 2011 Enercan - Campos Novos Energia S.A. - Todos os Direitos Reservados