MEIO AMBIENTE

Educação Ambiental 

O programa de Educação Ambiental visa à conscientização das comunidades para a importância da preservação do meio ambiente. Trata-se de um programa desenvolvido desde o início das obras de construção da Usina, em 2001.

Durante todo esse período, dezenas de ações e projetos vêm sendo realizados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Campos Novos. São iniciativas que buscam orientar a população sobre os mais diversos temas relacionados com a preservação ambiental, desde o consumo racional de água e energia até a destinação correta de resíduos sólidos e orgânicos, incluindo ainda oficinas sobre sustentabilidade, peças teatrais, concursos culturais, plantio de mudas nativas, pedágios ecológicos, materiais informativos sobre meio ambiente, palestras etc.

Gestão do Reservatório

Com a formação do reservatório, a ENERCAN elaborou o PCAU (Plano de Conservação Ambiental e Usos da Água e do Entorno do Reservatório) para fazer o aproveitamento racional do lago (ver o documento ao lado). A ideia é identificar as melhores alternativas de uso do reservatório e buscar novas oportunidades de negócios.

Para melhor explicar o uso racional do reservatório, a ENERCAN elaborou um documento, batizado de PCAU, contendo as informações necessárias. Para acessar, basta clicar no ícone abaixo.

Programa de Conservação da APP

Anualmente, a ENERCAN premia agricultores dos municípios da região de abrangência da Usina Hidrelétrica Campos Novos que adotam as melhores práticas de preservação do meio ambiente.

Lançado em 2012, o Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente) foi criado para fortalecer a conscientização ambiental e estimular a proteção de uma área extremamente importante para a biodiversidade. Para tanto, a ENERCAN repassa prêmios em dinheiro aos produtores rurais que efetivamente ajudam a proteger a mata ciliar.

A avaliação dos participantes é feita por uma comissão julgadora que visita pessoalmente as propriedades e analisa ações que beneficiam o meio ambiente, como proteção de matas ciliares, nascentes e mananciais de água, recuperação de áreas degradadas, implantação de reserva legal na propriedade, manutenção de cercas para proteção da APP, registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e outras. Posteriormente é feita a soma de pontos atribuídos a cada ação ambiental adotada e os participantes que alcançam as maiores pontuações são premiados.

O resultado mais relevante do Programa de Conservação da APP é a mudança de comportamento em relação à preservação do meio ambiente. Desde que foi lançado o programa, dois dados se destacam: o número crescente de participantes e a redução do número de multas e infrações ambientais.

Parque Estadual Rio Canoas

Inaugurado no dia 23 de novembro de 2018, o Parque Estadual Rio Canoas é um refúgio natural para centenas de espécies vegetais e animais nativos da região, em uma área com 1,1 mil hectares, onde se destacam trilhas ecológicas, cachoeiras e áreas de mata fechada, tornando o local uma excelente opção para o turismo ecológico.

Criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, o Parque Estadual Rio Canoas teve suas terras adquiridas pela ENERCAN e, posteriormente, a área foi repassada ao Governo do Estado de Santa Catarina como parte da compensação ambiental referente ao licenciamento da Usina Hidrelétrica Campos Novos.

Localizado no distrito de Palmeira do Ibicuí, no município de Campos Novos, o Parque Estadual Rio Canoas recebeu essa denominação em homenagem ao principal rio da região. Seu objetivo é proteger áreas remanescentes da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária) e espécies vegetais, como a própria araucária e a imbuia, e também animais, como o puma (popularmente chamado de leão baio), o gato-do-mato, o papagaio-charão, o urubu-rei e outros.

Usina Hidrelétrica Campos Novos

Fazenda Aranha, s/nº 
1º Distrito de Campos Novos
Campos Novos/SC – CEP: 89620-000
Fone: (49) 3541-7781

Escritório de Florianópolis

Rua Lauro Linhares, Nº 2010
Ed. Comercial São Francisco
Trindade – Bloco B Sala 101
Florianópolis/SC – CEP: 88036-002
Fone: (48) 3331-0000

Centro de Atendimento à População

Rua Elgida Barbosa Ramos, 77
Anita Garibaldi/SC 88590-000
Fone: (49) 3543.0577 – (49) 99175-8721