USINA HIDRELÉTRICA CAMPOS NOVOS

OPERAÇÃO

A Usina Hidrelétrica Campos Novos entrou em operação em fevereiro de 2007. São três Unidades Geradoras com potência instalada de 880 megawatts, quantidade suficiente para atender aproximadamente 26% do total de energia consumida no estado de Santa Catarina.
 

Sua Operação e Manutenção está sob a responsabilidade da ENERCAN (Campos Novos Energia S/A), uma das empresas que é referência no setor elétrico brasileiro, tendo sido eleita por três anos como a melhor empresa do setor elétrico: 2013, 2017 e 2020.

A Usina Hidrelétrica Campos Novos ostenta três relevantes certificados: 

ISO 9001 – Gestão da Qualidade

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional 

ESTRUTURAS

Dados Técnicos

Número de Unidades Geradoras: 3

Tipo de Turbina: Francis Vertical

Potência Instalada: 880 MW (3 x 293,3)

Queda Líquida Máxima: 176,4 m

Área do Reservatório: 29 km²

 

Barragem

 

É a estrutura que se destina à obstrução do rio Canoas e à consequente formação do reservatório. Com cerca de 202 metros de altura, é uma das mais altas do mundo do tipo enrocamento com face de concreto. Sua crista tem 592 metros de comprimento.

Tomada d’água

 

É a estrutura destinada a captar a água do reservatório e direcioná-la para os Túneis Forçados, que são estruturas com a função de conduzir a água captada até a caixa espiral, a fim de girar o eixo das turbinas e gerar energia.

Tipo: Gravidade aliviada

Comprimento: 51,50 metros

Cota do Coroamento: 666,00 metros

Altura: 32,00 metros

Número de tomadas: 3 unidades

Casa de Força

 

É a estrutura que abriga as turbinas, geradores e demais equipamentos e sistemas do complexo de geração de energia. São três Unidades de Geração, cada uma com potência instalada de 293,3 MW.

Tipo: Abrigada

Altura máxima: 47.80 metros

Comprimento (inclusive área de montagem): 113,00 metros

Vertedouro

 

É a estrutura que tem a função de controlar o nível da água do reservatório. Para isso, o Vertedouro conta com quatro comportas, que são abertas quando é necessário liberar o excesso de água do reservatório. 

Tipo Superfície com controle de comportas

Comprimento: 94 metros

Número de Comportas: 4

Vazão máxima: 18.300 m³/s

Túneis Forçados

 

São estruturas que conduzem a água captada pela Tomada D’Água até a caixa espiral, a fim de girar o eixo das turbinas e gerar energia.

Número: 3 unidades

Comprimento total de cada túnel: 384,70 metros

Diâmetro interno – trecho revestido em concreto: 6,20 metros

Diâmetro interno – trecho blindado: 5,50 metros

Geradores

 

São estruturas que efetivamente geram energia. Após passar pelas turbinas, os geradores transformam a energia cinética em energia elétrica. 

Número: 3 unidades

Potência Nominal: 311 MVA

Rotação: 200 rpm

Fator de Potência: 0,95

Tensão Nominal: 13,8 kV

RESERVATÓRIO

Com um reservatório de apenas 29 km², a Usina Hidrelétrica Campos Novos tem um dos melhores coeficientes de eficiência energética do Brasil, que é obtido pela razão entre potência instalada e área inundada.

A área do reservatório ocupa terras dos seguintes municípios catarinenses:

  • Abdon Batista
  • Anita Garibaldi
  • Campos Novos
  • Celso Ramos

Segurança de Barragens

A Usina Hidrelétrica Campos Novos encontra-se em total conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que determina o monitoramento e a avaliação das condições das barragens e estruturas civis associadas aos seus empreendimentos, inclusive com acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A barragem e demais estruturas civis foram construídas dentro das mais modernas técnicas de engenharia e estão em plena condição de operar com segurança, não havendo qualquer anormalidade que comprometa a integridade e a funcionalidade da Usina. Essas estruturas são constantemente monitoradas por mais de 100 instrumentos implantados desde a construção da obra, projetados para identificar qualquer mudança de comportamento. Outro aspecto importante é que as informações obtidas são permanentemente registradas em relatórios de inspeção e uma equipe de engenharia avalia rotineiramente os dados, emitindo posteriormente relatórios de comportamento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma preventiva, eficiente e segura. O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que resume as ações da Baesa/Enercan em uma série de potenciais situações de risco com a sua barragem. O PAE é elaborado por profissionais de diversas áreas, em parceria com órgãos públicos, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras e outras frentes de resposta. O principal objetivo do documento são as ações adotadas pela empresa na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens. O PAE traz estudos técnicos, orientações para os órgãos de resposta, medidas da empresa em cenários de emergência, contato dos responsáveis e mapeamento de áreas impactadas em caso de desastres com a estrutura da barragem.  

A integridade dos equipamentos da Usina Hidrelétrica Campos Novos é garantida ainda por um sistema automatizado de supervisão e controle, acompanhado por operadores 24 horas por dia. Esse sistema detecta qualquer anormalidade e sinaliza para que a equipe técnica possa intervir de forma imediata.

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

A Enercan atua no segmento de geração de energia e está comprometida com a excelência de seus processos relacionados a operação e manutenção da UHE Campos Novos. Para isso, estabelece os seguintes princípios na implementação do Sistema de Gestão (ambiental, saúde e segurança, qualidade e ativos):

  • Atender as especificações do contrato de concessão, os procedimentos do Sistema Interligado Nacional (SIN), regulamentações do setor elétrico e demais requisitos e legais aplicáveis;
  • Atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente e prevenir a poluição, através dos programas ambientais;
  • Prover ambientes saudáveis e condições seguras em todas as atividades, mitigando os riscos associados, visando a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes;
  • Capacitar e qualificar os colaboradores no desempenho de suas funções;
  • Adotar práticas que contribuam com o desenvolvimento sustentável;
  • Promover a participação e consulta dos colaboradores em todos os níveis, para assuntos pertinentes ao sistema de gestão;
  • Buscar a melhoria contínua na gestão dos processos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e de segurança ocupacional e dos ativos físicos, gerindo os riscos associados;
  • Estar alinhado com os interesses econômico-financeiros dos nossos acionistas;
  • Agir com transparência aos princípios éticos;
  • Priorizar os ativos de acordo com seu risco, otimizando eficientemente os recursos disponíveis;
  • Buscar inovação por meio da adoção de melhores práticas, incorporando novas tecnologias e identificando oportunidades ao longo do ciclo de vida dos ativos;
  • Promover bem-estar mental e o equilíbrio emocional de seus colaboradores.
 Versão 7 – 29/01/2024
 

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

As atividades de Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos são realizadas pela ENERCAN. As ações relacionadas ao Meio Ambiente é responsabilidade da CSC (Central de Serviços Compartilhados).

Para cumprir as tarefas de Operação e Manutenção, a ENERCAN conta com uma equipe técnica especializada, formada por engenheiros, técnicos em operação e manutenção. As atividades de Meio Ambiente são coordenadas pela equipe da CSC, juntamente com o trabalho de empresas terceirizadas.

Usina Hidrelétrica Campos Novos

Fazenda Aranha, s/nº 
1º Distrito de Campos Novos
Campos Novos/SC – CEP: 89620-000
Fone: (49) 3541-7700

Escritório de Florianópolis

Rua Lauro Linhares, Nº 2010
Ed. Comercial São Francisco
Trindade – Bloco B Sala 101
Florianópolis/SC – CEP: 88036-002
Fone: (48) 3331-0000

Centro de Atendimento à População

Rua Elgida Barbosa Ramos, 77
Anita Garibaldi/SC 88590-000
Fone: (49) 3543.0577 – (49) 99175-8721

© Copyright 2022 Campos Novos Energia S.A. 

Desenvolvimento Masterpress