Enercan realiza soltura de alevinos na Semana da Água
Projeto teve início em 2016 e já soltou mais de 300mil alevinos no reservatório
No mês de março, a Enercan realizou a soltura de alevinos em seu reservatório. A ação fez parte da programação de eventos da Semana da Água, realizados pela empresa em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento tem como objetivo repovoar o reservatório da Enercan com espécies nativas, em uma iniciativa essencial para a preservação da vida aquática em nossa região. Foram soltos mais de 600 alevinos, das espécies Curimbas, Dourados e Suruvi. A atividade foi desenvolvida em parceria com instituições do Conselho Comunitário Consultivo – CCC de Abdon Batista.
O programa de repovoamento experimental do reservatório teve início no ano de 2016, sendo parte integrante da condicionante Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna prevista na licença ambiental da UHE Campos Novos (Enercan). Esta ação foi desenvolvida com o objetivo de subsidiar a exploração dos recursos pesqueiros e a conservação de espécies migradoras (algumas ameaçadas de extinção) no reservatório, são elas, Suruvi (Steindachneridion scriptum), o Dourado (Salminus brasiliensis), a Piracanjuba (Brycon orbignyanus), o Curimba (Prochilodus lineatus) e a Piapara (Leporinus obtusidens). Os peixes são provenientes do banco genético “in vivo” das espécies do alto Uruguai, localizado na estação Piscicultura Panamá, no município de Paulo Lopes, Santa Catarina. O quantitativo de alevinos soltos até então é de 312.000 distribuídos nos 8 anos do projeto.
Este programa é considerado de estocagem de manutenção, e possuí um viés conservacionista e social que busca o aumento do tamanho das populações das espécies migradoras acima de limites críticos, permitindo a preservação das espécies ameaçadas “in loco” e a exploração sustentável dos recursos pesqueiros pelas comunidades locais.
Para a Enercan, o projeto é motivo de orgulho e reafirmação do seu compromisso com a sustentabilidade e o relacionamento com as cidades do entorno da usina.